BOOKS


From 2003 until today

Bandas Sonoras – 100 retratos na música portuguesa

Chiado Editora
Novembro 2013
216 páginas
1.500 exemplares
A4 em capa dura

com prefácio de José Luís Peixoto
PVP 25,00 Euros

À venda aqui

«Com frequência, ao longo dos anos, o olhar de Rita Carmo sustentou o olhar de muitos. As imagens que se seguem contam essa história, paralela a muita cumplicidade evidente, amizade, gente contemporânea a partilhar um mesmo tempo e um mesmo espaço, este país. Talvez uma das histórias possíveis da música portuguesa.» (José Luís Peixoto, 2013)

«Costuma dizer-se que, se não passou na televisão, é porque não aconteceu. Da mesma forma, pode afirmar-se que, se Rita Carmo não fotografou, é porque não é música portuguesa.
Aquilo que guardamos de um músico, ou de um grupo, não se limita à sucessão de notas por uma determinada ordem, implicando também um imaginário visual. E ninguém, em Portugal, ajudou e ajuda a traduzi-lo de forma tão absolutamente certeira como Rita o faz. A ponto de se confundir com a imagem que interiorizamos dos artistas e com a apreensão que fazemos das suas músicas.
Sendo o olho oficial do semanário e revista musical BLITZ desde 1992, pela sua lente passaram praticamente todos os nomes da mais criativa e vital expressão sonora nacional; uma mão cheia de novos talentos; e uma série de exemplos internacionais incontornáveis na história da cultura nos séculos XX e XXI.» (Gonçalo Frota, 2013)

Portugal XXI – Imagens de Sons Portugueses

Edição conjunta com a revista BLITZ nº30 e 31
Parceria com a Alcatel-Lucent
*não se encontra à venda*
Novembro 2008
64 páginas
25 x 24,5cm em capa mole

com um conto de José Luís Peixoto
textos de David Ferreira, Miguel Francisco Cadete
e Ana Ventura

«Portugalidade? Não sei. Os nossos Artistas prefiro-os muitas vezes sobretudo por serem tão diferentes uns dos outros. Portugalidades? Talvez. Toda a planície do Alentejo na voz do Vitorino. Uma inquietação feérica que é do Variações e do Minho mas também doutros Portugais e do Pessoa. (…) E os brilhozinhos nos olhos, os primeiros dias. Portugueses. Meus. Nossos. Da Rita Carmo que os conhece como poucos.» (David Ferreira, 2008)

Altas-Luzes

Edição Assírio & Alvim
Dezembro 2003
240 páginas
4.500 exemplares
24,5 x 22,5cm em capa dura

com textos de Miguel Francisco Cadete
e prefácios de Cristina L. Duarte e Pedro Gonçalves
PVP 32,00 Euros

À venda aqui

“Altas-Luzes” reúne cerca de 200 imagens que retratam momentos únicos da história das actuações ao vivo em Portugal e de sessões fotográficas com artistas.
Pela sua abrangência este álbum pode ser comparado a uma jukebox que, ao tocar, nos oferece imagens em vez de sons. Inclui artistas tão diferentes como Carlos Paredes, Ben Harper, Michael Nyman, Isabel Silvestre, INXS, Massive Attack, Madredeus, Rolling Stones, Da Weasel, Moonspell, Lou Reed, Ravi Shankar, Sétima Legião, Skunk Anansie, Nirvana, Sérgio Godinho, Lloyd Cole, Tricky, U2, The Gift, GNR, entre muitos outros.

«Uma fotógrafa no centro dos fotógrafos é, penso, uma nota de harmonia dentro de um grupo. Por isso, por ela ser a Harmonia, é que numa bela noite de concerto dos U2 em Lisboa, entre o apontar a máquina e o focar a imagem houve ali um grão de eternidade durante o qual o cantor Bono se aproximou dela e a beijou.» (Cristina L. Duarte, 2003)

«Alguém se lembra do que se escreveu sobre a única passagem dos Nirvana por Portugal a 5 de Fevereiro de 1994? Claro que não. E aquela fotografia, que nem sequer é tecnicamente perfeita, alguém esquece depois de a ver? A música é uma paixão que não se esgota no som. E a Rita, porque tem sempre lá estado, trata dela com mãos de veludo.» (Pedro Gonçalves, 2003)

«Altas-Luzes é também um livro sobre pessoas, sobre música e sobre tudo o que as rodeia.» (Miguel Francisco Cadete, 2003).